Topo

De DSK a Kadhafi, uma internauta francesa faz sucesso tricotando a atualidade

France Presse

16/11/2011 15h04

LILLE, França, 15 Nov 2011 (AFP) -De Dominique Strauss-Kahn a Kadhafi, passando por Angela Merkel e Pippa Middleton, uma internauta do norte da França possui um dos blogs mais acessados do país, pondo em cena, com um quê de impertinência, fotos da versão em tricô de grandes figuras da atualidade.

Várias vezes por semana, ela divulga on-line o "Délit Maille" (délit significa delito, em francês, sendo uma paródia ao tabloide britânico Daily Mail) com figuras de 10 centímetros de altura, que ela mesmo tricota, com semelhança impressionante às pessoas do jet set que quer representar, e um sabor especial, inspirado na atualidade política.

"Não dá para evitar o riso, mas as piadas não são desagradáveis. A lã transmite suavidade e gentileza aos personagens. Pode-se falar o que quiser na boca desses bonecos e tudo vai bem, porque estão envolvidos em lã", explica Anna, de cerca de 40 anos, moradora de Lille (norte) e que prefere não ter o nome divulgado.

Seu blog nasceu em maio passado, no rastro do caso Dominique Strauss-Kahn em Nova York. "É só para rir", comenta ela, que começou tricotando o então diretor-geral do FMI, inspirada por uma inglesa que representou a família real em ponto de malha, durante o casamento de Kate e William.

Com o título "Tricota seu DSK", ela propõe aos internautas um "kit de reconstituição" do caso Sofitel: no dia 14 de maio, aquele que era, então, o favorito da esquerda às eleições presidenciais francesas de 2012, foi detido por agressão sexual a uma camareira de um hotel de Manhattan. O acontecimento pôs um ponto final brutal à sua carreira política.

O blog mostra fotos dos bonecos de lã representando DSK e a mulher Nafissatou Diallo. Abaixo, o comentário: "Cronometrem o tempo necessário para a suposta agressão, vistam e desvistam os atores, [...] representem a cena segundo a versão policial. [...] Graças ao kit de reconstituição, Benjamin Brafman (advogado de DSK), é de vocês."

O sucesso foi imediato: mais de 30.000 visitas em três dias. Anna, fonoaudióloga na cidade, assumiu o jogo. Ela posta, agora, várias vezes por semana: "Não sou uma fanática do tricô mas me agrada poder fazer o que quero com os personagens."

"Gasto pelo menos seis horas para confeccionar um boneco, depois é preciso elaborar o roteiro e o cenário. É um verdadeiro trabalho de meio período!" reconhece Anna. Um outro sucesso apresenta um encontro romântico Merkel-Sarkozy na praia.

Cento e vinte mil internautas visitaram o blog desde sua criação, atraídos pelas criaturas de tricô, mas também pelo tom afiado do conjunto.

No dia seguinte do pronunciamento do presidente francês na televisão sobre a concessão de ajuda à Grécia, eles se divertem com o kit "Apocalypse Presque Now", Apocalípse quase agora.

O 'Délit Maille' não hesitou em tricotar Muamar Kadhafi mas oferece, também, assuntos mais leves: Lady Gaga, a cantora francesa Clara Morgane ou ainda Don Draper, o herói da série Mad Men.

Regularmente contatada para vender suas obras, a internauta recusa. Sessenta bonecos foram confeccionados com suas agulhas em seis meses.

(http://delitmail.blogspot.com)

emi/bb/sd