Topo

Ai Weiwei: combate contra o fisco mostra o sistema na China

France Presse

16/11/2011 06h49

Pequim, China, 16 Nov 2011 (AFP) -O artista dissidente chinês Ai Weiwei declarou que seu combate contra o fisco mostra ao mundo o sistema na China, depois de comparecer nesta quarta-feira à agência de impostos para apresentar um recurso contra uma grande multa.

"Podemos aproveitar uma oportunidade para mostrar ao mundo em que sistema estamos", declarou à AFP Ai Weiwei, que pagou uma grande quantia graças a ajudas recebidas por simpatizantes de seu trabalho como artista plástico.

"Estou com o moral elevado graças a todas as doações que chegaram pela internet", completou.

O artista depositou oito milhões de yuanes (930.000 euros) de garantia para poder recorrer da multa fiscal de 15 milhões de yuanes (1,7 milhão de euros) cobrada pelo governo.

"Não poderemos apresentar o recurso hoje", disse Ai, antes de explicar que compareceu à agência arrecadadora para assinar um documento que afirma que o dinheiro depositado servirá de garantia e não constitui um pagamento.

Ai Weiwei, famoso por ter participado na concepção do "Ninho do Pássaro", o Estádio Olímpico de Pequim, nega qualquer evasão de impostos.

Ele permaneceu detido por três meses este ano. Em outubro, o chinês foi considerado a personalidade artística mais influente no mundo pela revista britânica Art Review.

jsl-pt/fp