Topo

Israel: sites do Exército, Mossad e Segurança Interior fora do ar

France Presse

06/11/2011 15h10

JERUSALÉM, 6 Nov 2011 (AFP) -Os sites do exército israelense, da agência de inteligência (Mossad) e da segurança interior (Shin Beth) estavam inacessíveis neste domingo, constataram jornalistas da AFP.

Os porta-vozes do exército e do Shin Beth confirmaram à AFP um "corte de várias horas" e indicaram "que está sendo realizada uma investigação para determinar a origem" desta falha.

O jornal israelense Haaretz vinculou esta falha tripla ao grupo de hackers Anonymous, que anunciaram uma ação após a interceptação de dois barcos na sexta-feira, quando tentavam romper o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza.

Comandos da marinha israelense abordaram na sexta-feira o Saoirse ("Liberdade", em gaélico) e Tahrir ("Libertação", em árabe), com bandeira irlandesa e canadense, respectivamente, quando se dirigiam a Gaza. Os dois barcos foram interceptados e escoltados na sexta-feira à noite ao porto israelense de Ashdood, ao sul de Tel Aviv, e sua tripulação e passageiros foram detidos.

Na terça-feira, toda a rede de internet dos Territórios Palestinos ficou inacessível por ataques de hackers.

O ministro palestino de Comunicação, Mashur Abu Daqa, anunciou que exigiria uma investigação internacional por estes ataques.

ms/feb/pa/ma