Entretenimento

Jornalistas terão Wikipedia próprio

France Presse

02/11/2011 15h47

WASHINGTON, EUA, 2 Nov 2011 (AFP) -Uma nova página de colaboração na internet, ao estilo do Wikipedia, foi criada com o objetivo de aportar informação e detalhes pessoais sobre jornalistas.

O site News Transparency, lançado na segunda-feira, é obra de Ira Stoll, fundador do site FutureOfCapitalism.com e ex-chefe de redação do extinto jornal New York Sun.

Em um comunicado publicado em sua página na internet, o News Transparency informou que seu objetivo é ajudar os usuários a "saber mais sobre as pessoas que produzem as notícias", permitindo a publicação de críticas e troca de informações, acrescentou.

O News Transparency conta com uma lista alfabética de centenas de jornalistas e convida os usuários a editarem seus perfis, que incluem informações básicas como idade, formação, empregador atual e histórico profissional.

Os perfis também incluem links para as contas nas redes sociais dos jornalistas, artigos escritos sobre eles, dados sobre sua afiliação política, doações a organizações beneficentes e as redes profissionais e pessoais às quais pertencem.

"Hoje, as pesquisas de opinião revelam que a desconfiança com a mídia atinge picos históricos e as publicações acadêmicas demonstram que quase a metade das informações publicadas contém erros", informou a organização News Transparency.

"Esta página pretende melhorar a precisão, a qualidade e a transparência do jornalismo, ao revelar o ser humano por trás da produção da notícia - pessoas com opiniões, relações, história e agendas", afirmou.

"Esta información deverá ajudar os leitores, os telespectadores e a audiência de rádio a ter um melhor contexto ao que leem, e inclusive pode impulsionar algumas melhorias por parte dos jornalistas", acrescentou.

cl/ag/an/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo