Topo

Abbas diz que admissão da Palestina na Unesco é 'vitória da justiça'

31/10/2011 14h48

RAMALLAH, Territórios Palestinas, 31 Out 2011 (AFP) -O presidente palestino, Mahmud Abbas, classificou nesta segunda-feira de "vitória da justiça" a admissão da Palestina como Estado membro da Unesco.

"A admissão da Palestina na Unesco é uma vitória do direito, da justiça e da liberdade", disse Abbas, citado por seu porta-voz Nabil Abu Rudeina, depois que os palestinos obtiveram nesta segunda-feira o status de membro de direito pleno da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

"Estamos convencidos de que o mundo inteiro encontra-se atualmente junto ao povo palestino e que se trata de uma votação a favor do estabelecimento do Estado da Palestina, o quanto antes", acrescentou o porta-voz, interrogado pelo telefone de Amã, após uma visita de Abbas ao Qatar.

A Palestina tornou-se nesta segunda-feira "Estado membro" da Unesco com o apoio de mais de uma centena de países e apesar da rejeição dos Estados Unidos durante uma votação nominal na Conferência Geral da Organização, em Paris, que os palestinos saudaram como um "momento histórico".