Topo

Atores americanos criticam divulgação de suas idades na internet

28/10/2011 09h50

LOS ANGELES, EUA, 27 Out 2011 (AFP) -O Screen Actors Guide (SAG), o poderoso sindicato de atores americanos, condenou veementemente na quinta-feira a divulgação da idade dos artistas em bases de dados na internet, uma prática que, a seu ver, provoca discriminação nos contratos da indústria cinematográfica.

"A idade de um ator não é pertinente para escolhê-lo ou não. O que importa é a faixa etária que um ator pode interpretar", declarou o SAG em um comunicado.

A base de dados de profissionais da indústria IMDB.com (do grupo Amazon) "publica as datas de nascimento de milhares de atores sem seu consentimento".

"Quando os diretores de casting têm conhecimento deste dado, a diferença de faixa etária de cerca de 10 anos que a maioria dos atores pode interpretar é reduzida repentinamente, assim como suas oportunidades de trabalho", acrescenta o comunicado.

Para o SAG, o IMDB e seus competidores "têm a obrigação moral e legal de não incentivar a discriminação para a contratação devido à idade".

O sindicato também lamenta "que o IMDB tenha rejeitado os esforços" de vários sindicatos de atores americanos "para encontrar uma solução para este problema".

Esta tomada de posição ocorre após uma atriz, cujo nome não foi revelado, apresentar recentemente uma ação contra a Amazon, exigindo da gigante da internet um milhão de dólares em indenização por danos e prejuízos por ter divulgado sua idade no site IMDB.

O IMDB (Internet Movie Data Base) é um site muito popular entre fãs e profissionais do cinema e da televisão, que lista as produções nas quais cada escritor, cineasta, ator e membro da produção de um filme participou.

A base de dados é uma ferramenta chave tanto para jornalistas quanto para os profissionais que buscam se expor e conseguir empregos na indústria do entretenimento.