Topo

Fabricante do BlackBerry é processada em EUA e Canadá por falhas

27/10/2011 21h26

SAN FRANCISCO, 27 Out 2011 (AFP) -A empresa fabricante do BlackBerry, Research in Motion, foi processada nos Estados Unidos e no Canadá, onde está sua sede, por conta das falhas no serviço do smartphone, que afetaram milhões de pessoas no mundo todo.

A ação judicial pretende representar todos os clientes do BlackBerry em seus respectivos países, e pede que a RIM pague uma indenização não especificada pelos danos causados.

Os serviços da rede da RIM para o popular smartphone foram afetados por falhas de forma intermitente durante três dias na semana passada em Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia, Oriente Médio e África.

A RIM explicou que a falha se deu devido a um "comutador chave" na Europa, e a falhas nos mecanismos de apoio, que impediram os usuários de enviar e-mails e mensagens de texto.

A RIM quis compensar seus clientes oferecendo 100 dólares em aplicativos premium como jogos e outros programas, mas a ação estipula que a empresa deverá oferecer dinheiro para restituir seus clientes.

"O demandante espera ser compensado pela queda do serviço pelo qual estava pagando uma tarifa mensal", afirma a petição admitida em um tribunal de Quebec, que foi impetrada por um grupo de defesa dos consumidores, o CLG, representando um cidadão canadense.

Outra ação impetrada em um tribunal federal no sul da Califórnia acusa a RIM de negligência, enriquecimento ilícito e de violação contratual.

As ações judiciais ocorrem em um momento onde a RIM enfrenta a agressiva competição do iPhone e dos telefones com sistema operacional Android, no competitivo mercado de telefonia celular.