Topo

Grupo de Murdoch vai pagar US$ 3,1 milhões a vítima de escutas

21/10/2011 13h50

LONDRES, 21 Out 2011 (AFP) -O grupo de Rupert Murdoch, dono do "News of the World", pagará 3,1 milhões de dólares (2 milhões de libras) de indenização à família de uma adolescente assassinada, vítima das escutas ilegais do semanário, anunciaram as partes em um comunicado.

Murdoch também vai doar 1 milhão de libras a seis organizações escolhidas pela família de Milly Dowler, segundo o acordo financeiro fechado entre a subsidiária britânica da News Corp., News International, e os pais da jovem.

A notícia havia sido divulgada em setembro pela rede de TV Sky News, propiedad da News Corp., mas, somente agora, foi confirmada pelas partes.

O extinto News of the World é acusado de ter grampeado o telefone de Milly Dowler, 13, que desapareceu em 2002 e foi encontrada morta seis meses depois. Além de ter tido acesso à caixa de mensagens da jovem, um detetive que trabalhava para o jornal sensacionalista pode ter apagado recados, fazendo a família de Milly acreditar que ela ainda pudesse estar viva.

"Nada do que foi acertado vai nos devolver a Milly ou eliminar o trauma da sua morte", dizem os pais da jovem no comunicado. "A única forma de se fazer uma homenagem adequada era garantindo que houvesse uma doação significativa em memória de Milly."

"A conduta do News of the World junto aos Dowler foi repugnante, e espero que essa doação comprove meu pesar pelo papel da empresa nesse acontecimento terrível", disse Murdoch, citado no comunicado.

As revelações sobre Milly Dowler, uma das cerca de 4 mil pessoas que tiveram seu telefone grampeado pelo semanário, deixaram os britânicos indignados, e levaram ao fechamento do News of the World no último dia 7 de julho.