Entretenimento

Escritor Julian Barnes ganha prêmio Man Booker Prize com livro "The Sense of an Ending"

AP
O escritor britânico Julian Barnes em entrevista em Nova York (30/01/2006) Imagem: AP

18/10/2011 19h41

LONDRES, 18 Out 2011 (AFP) -O escritor Julian Barnes ganhou esta terça-feira o prestigioso prêmio literário britânico Man Booker Prize com seu último romance, "The Sense of an Ending" (A percepção de um fim, em tradição livre), uma meditação sobre o envelhecimento e a memória, em cerimônia celebrada na histórica prefeitura de Londres.

"Estou tão aliviado quanto encantado de receber o prêmio", brincou Barnes, de 65 anos, que rompeu a maldição, após ter sido finalista três vezes deste prêmio, dotado de 50.000 libras (79.000 dólares, 57.000 euros).

Pouco antes, a presidente do júri do Booker, ex-diretora do MI5 (serviço de inteligência britânico) e agora autora de 'thrillers' Stella Rimington, havia proclamado Barnes como ganhador por "The Sense of an Ending", que conta a história de um homem maduro que revive seus anos na escola através de um jornal herdado.

O popular escritor nascido em Leicester (centro da Inglaterra) e formado na Universidade de Oxford havia figurado três vezes anteriormente entre os seis autores pré-selecionados para o prêmio com "Flaubert's Parrot" (1984), "England, England" (1998) e "Arthur & George" (2005).

O Booker se soma à longa lista de prêmios que Barnes - autor de 10 romances, três livros de contos e uma série de romances policiais escritos sob o pseudônimo de Dan Kavanagh - recebeu nos últimos anos.

O prêmio Booker, um dos prêmios mais respeitados do mundo, é concedido anualmente à melhor obra de ficção em inglês de um autor originário da Comunidade Britânica ou da República da Irlanda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo