Topo

Britânicos do Stone Roses anunciam retorno em junho

18/10/2011 15h26

LONDRES, 18 Out 2011 (AFP) -O grupo britânico Stone Roses, um dos principais expoentes do chamado 'britpop' dos anos 1980 e 1990, anunciou nesta terça-feira seu retorno aos palcos, uma reunião para a qual o grupo já está ensaiando e preparando novo material.

Quinze anos depois de sua separação, a conhecida banda de Manchester fará dois shows na cidade onde nasceu, nos próximos 29 e 30 de junho, antes de outras apresentações "pelo mundo", anunciaram seus quatro integrantes em coletiva de imprensa em um hotel de Londres.

Após meses de rumores e desmentidos sobre um possível retorno, o guitarrista John Squire e o vocalista Ian Brown, amigos de infância, revelaram finalmente que deixaram para trás suas diferenças após se reencontrar recentemente no funeral da mãe do baixista, Gary 'Mani' Mounfield.

"Quando Ian e eu nos encontramos por acaso tudo mudou. De alguma forma pareceu que 15 anos atrás era ontem", disse Squire.

Brown, que havia empreendido uma carreira solo, afirmou que seu plano é "conquistar o mundo".

Segundo ele, os Stone Roses já começaram a ensaiar e a preparar novas canções, o que poderá levá-los a gravar um terceiro álbum de estúdio.

"Continuaremos escrevendo, e se [as canções] cumprirem nossas exigências, lançaremos [o álbum]", completou Brown.

O grupo conseguiu grande sucesso no fim dos anos 1980 com seu primeiro trabalho, "The Stone Roses" (1989), considerado um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos.

No entanto, demoraram cinco anos para lançar o segundo disco, "Second Coming" (1994), após o qual o baterista, Alan John Ren, mais conhecido como Reni, e depois Squire, abandonaram o grupo antes de seu fim em 1996.

Reni declarou nesta terça-feira que não sabia quanto tempo esse retorno duraria, mas completou: "ficaremos felizes se durar 12 meses".