Topo

Romance sobre Dom Pedro I ganha Prêmio Planeta de literatura

15/10/2011 20h06

BARCELONA, 15 Out 2011 (AFP) -O escritor espanhol Javier Moro ganhou este sábado a 60ª edição do Prêmio Planeta (o prêmio literário mais importante da língua espanhola) com seu romance 'El imperio eres tú', uma crônica minuciosa sobre a vida do imperador Dom Pedro I.

O júri do prêmio, que distribui 601.000 euros para o ganhador, se pronunciou durante banquete para cerca de mil convidados, presidido pelos príncipes de Astúrias, dom Felipe e dona Letizia.

O romance, apresentado na competição com o título de 'El Emperador del fin del mundo' sob o pseudônimo de Augustín San José, narra a vida de um dos "monarcas mais surpreendentes e pitorescos, um homem que sempre esteve do lado da história, da liberdade, em uma época de monarquias absolutistas", disse Moro, de 57 anos, sobrinho e colaborador do escritor francês Dominique Lapierre.

"Se hoje o Brasil é um país grande, unido, foi graças àquele rei" (sic), afirmou.

Madrilense, filho de mãe francesa, Moro viajou por meio mundo e colaborou como jornalista 'freelance' com importantes meios de comunicação de língua hispânica e também no meio audiovisual, produzindo e roteirizando o filme 'Valentina' (1982), baseado no romance 'Crónica del Alba', de Ramón J. Sénder.

"Em imperio eres tú' superou 484 originais recebidos, dos quais dez foram finalistas, explicou o secretário do júri, Carlos Pujol.

Estiveram presentes à 60ª edição do prêmio, entre outros, a ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, o presidente do governo autônomo catalão (la Generalitat), Artur Mas, e o prefeito de Barcelona, Xavier Trias.