Topo

EUA devolvem à França quadro roubado há um século

13/10/2011 20h27

WASHINGTON, EUA, 13 Out 2011 (AFP) -A alfândega americana devolveu oficialmente à França nesta quinta-feira, em uma cerimônia em Washington, um quadro do século XIX do pintor francês Jules Breton (1827-1906), roubado há um século por um soldado alemão em um museu de Douai (Pas-de-Calais), constatou a AFP.

John Morton, diretor do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, da sigla em inglês), entregou ao embaixador da França em Washington, François Delattre, "Une fille de Pêcheur", de 1876 e de 100 x 66 cm, pertencente ao Museu Municipal de Chartreuse de Douai.

A obra, encarregada pela cidade em 1875 ao pintor local, então muito famoso, foi roubado em 15 de setembro de 1918 por um soldado alemão desconhecido durante a retirada das tropas alemãs nas últimas semanas da Primeira Guerra Mundial.

A tela ficou desaparecida durante 80 anos antes de voltar ao mercado de arte em 2000. Depois de 10 anos de reclamações, perícias judiciais e de muitas viagens entre Suíça, Holanda, Alemanha e Estados Unidos, a obra foi encontrada em 2010 na galeria de Nova York Daphne Alazraki.

O escritório em Washington da Interpol, a justiça de Nova York e as alfândegas americanas tomaram o caso e a galeria de arte aceitou devolver o quatro de graça a seu proprietário legítimo.

O quadro, que representa uma jovem colocando um fio de pesca, tem um seguro de 140.000 euros, mas foi colocado à venda por diversas galerias por mais de 200.000 euros, informou à AFP Anne Labourdette, diretora do museu, que assistiu nesta quinta-feira à devolução da obra.

A cerimônia, que contará com a presença das autoridades americanas, ocorrerá em 21 de outubro no Museu de Douai, onde o quadro voltará a ser exibido, com uma "proibição de empréstimo, salvo aos Estados Unidos", em reconhecimento à ajuda prestada, disse Anne Labourdette, curadora do museu.