Topo

Organização apresenta 67 patrimônios culturais ameaçados, 22 na América Latina

05/10/2011 16h09

NOVA YORK, 5 Out 2011 (AFP) -Aproximadamente 70 locais considerados patrimônio cultural integram o relatório 2012 de lugares históricos ameaçados apresentado nesta quarta-feira em Nova York pelo World Monuments Fund (WMF). A América Latina lidera com um "número sem precedentes" de lugares na lista, entre eles o centro histórico de Salvador.

O centro histórico da capital baiana está entre os locais ameaçados na América Latina, junto com as linhas de Nazca, no Peru, a cidade de La Plata, na Argentina, e o Forte de Samaipata em Santa Cruz, na Bolívia. A lista da organização, que é renovada a cada dois anos desde 1996.

De um total de 226 candidaturas apresentadas por governos, especialistas, ONGs e pessoas ligadas à preservação do patrimônio cultural, o relatório do WMF listou um total de 67 locais em 41 países diferentes.

A lista vai de sítios arqueológicos do quarto milênio antes de Cristo na Jordânia e no Turcomenistão a edifícios relativamente modernos como a "arquitetura brutalista britânica" de 1960 e 1970, ou a Rota da Amizade na Cidade do México, desenhada para os Jogos Olímpicos de 1968.

O WMF seleciona os locais de risco considerando o efeito das forças da natureza e o impacto das mudanças sociais, políticas e econômicas sobre eles.

A América Latina e o Caribe, com 22 lugares, encabeçam o informe 2012 em nível regional, seguidos da Ásia (14 locais), Europa (11) e Oriente Médio e Norte da África (7).

"Este ano tivemos um número sem precedentes de nomeações na América Latina", explicou Erica Avrani, diretora de pesquisa e educação da WMF em uma coletiva de imprensa.

Na lista estão locais de Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Guatemala, Haiti, México, Panamá, Peru e República Dominicana.

Desde 1996, a WMF incluiu 686 lugares de 132 países e concedeu 90 milhões de dólares para a preservação dos ameaçados. WWF faz campanha para que outros se juntem ao esforço financeiro e técnico de preservação.