Topo

Entretenimento

Grupo Galpão participará no Festival de Shakespeare do Globe Theatre

Divulgação
Cena da peça teatral "Till, a Saga de um Herói Torto", da companhia mineira Grupo Galpão Imagem: Divulgação

27/09/2011 10h40

LONDRES, 27 Set 2011 (AFP) -O grupo Galpão, de Belo Horizonte, participará em um festival sobre a obra de William Shakespeare poliglota e sem precedentes, que acontecerá no Globe Theatre de Londres em 2012, como parte dos eventos pré-olímpicos na cidade.

A companhia mineira apresentará uma montagem de "Romeu e Julieta" transportada para a cultura popular brasileira.

O evento contará com 37 grupos internacionais e terá duração de seis semanas. Os grupos apresentarão as obras em suas respectivas línguas, que vão do maori ao inglês, passando pelo espanhol, português, cantonês, iorubá, a linguagem dos deficientes auditivos e até mesmo obras com o ritmo do hip hop.

A maratona teatral, que incluirá toda a obra de Shakespeare, começará em 23 de abril, dia do aniversário de nascimento do bardo, com "Troilus e Créssida" em maori, que será precedido por um haka que segundo o diretor artístico do Globe, Dominic Dromgoole, "faz com que os All Blacks (seleção de rúgbi da Nova Zelândia) se pareçam com um punhado de dançarinos de salão".

O festival, batizado de "Globe to Globe", terá ainda obras como "Cimbelino", interpretada em árabe por um grupo do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, e uma trilogia balcânica de "Henrique VI", sobre a primeira grande guerra civil inglesa, apresentada por grupos da Sérvia, Macedônia e Albânia.

A companhia israelense Habima apresentará "O Mercador de Veneza"; e a palestina Ahstar Theater, sua versão de "Ricardo II", enquanto a Roy-e-Sabs deixará Cabul pela primeira vez para mostrar "A Comédia dos Erros".

Todas as obras serão representadas sem legendas no Shakespeare Globe Theater, com capacidade para 1.500 espectadores, mas os organizadores esperam atrair um público numeroso graças à qualidade das companhias participantes e dos preços populares (a partir de 5 libras ou 7,7 dólares por sessão).

O festival integrará o projeto Olimpíada Cultural.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento