Escritor Julian Barnes é o favorito para conquistar seu primeiro Booker Prize

LONDRES, 6 Set 2011 (AFP) - O escritor britânico Julian Barnes aparece como o favorito para conquistar pela primeira vez neste ano o prestigiado Man Booker Prize, que será concedido em outubro, segundo a lista de seis finalistas anunciada nesta terça-feira em Londres.
Barnes, de 65 anos, vai disputar pela quarta vez o prêmio com seu mais recente romance, "The Sense of an Ending", a história de um homem que se reconcilia com seu passado, após três primeiras tentativas infrutíferas com "O Papagaio de Flaubert" (1984), "Inglaterra, Inglaterra" (1998) e "Arthur & George" (2005).
Para conquistá-lo, deverá superar outros três escritores britânicos - a veterana Carol Birch ("Jamrach's Menagerie") e os novatos Stephen Kelman ("Pigeon English") e AD Milker ("Snowdrops") - além dos canadenses Patrick deWitt ("The Sisters Brothers") e Esi Edugyan ("Half Blood Blues)".
O nome do ganhador será anunciado em uma cerimônia prevista para o dia 18 de outubro.
O prêmio Booker, um dos mais prestigiados do mundo, é concedido a cada ano à melhor obra de ficção de um autor originário da Commonwealth ou da República da Irlanda.
Está dotado com 50.000 libras (81.000 dólares, 57.000 euros) e promete um grande sucesso de vendas aos seus ganhadores.
O vencedor do ano passado foi o escritor e colunista londrino Howard Jacobson, que com sua obra "The Finkler Question" derrotou o favorito das apostas, Tom McCarthy.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.