Topo

Entretenimento

Artista plástico brasileiro Carlito Carvalhosa expõe no MoMA de NY

AFP
Instalação de Carlito Carvalhosa no MoMA, em Nova York(31/08/2011) Imagem: AFP

01/09/2011 14h08

NOVA YORK, EUA, 1 Set 2011 (AFP) - O artista plástico brasileiro Carlito Carvalhosa expõe pela primeira vez nos Estados Unidos, no MoMA de Nova York, com "Sum of Days", A Soma dos Dias, uma instalação sonora monumental que reinterpreta os conceitos de espaço e tempo.

A obra, já apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010, domina o átrio do segundo andar do Museu de Arte Moderna (MoMA) e pode ser visitada até o dia 14 de novembro.

"Carlito Carvalhosa vem do Brasil, um dos cenários artísticos mais interessantes e vivos da atualidade. Estou muito feliz com o fato de sua criação estar exposta no MoMA", disse à AFP um dos curadores da mostra, Luis Pérez-Oramas.

Carvalhosa (nascido em 1961, em São Paulo), vive e trabalha no Rio de Janeiro e já se apresentou na França e na Holanda.

"Um grupo do MoMA viajou a São Paulo no ano passado, durante a Bienal. Visitamos alguns museus da cidade e ficamos surpreendidos com Sum of Days", lembrou Pérez-Oramas.

A obra parece simples: duas espirais de tecido branco levíssimo (todo o pano da montagem pesa apenas 40 quilos) e translúcido, ligadas entre si, formam um labirinto circular por onde o visitante se perde num mundo etéreo. Posui um sistema de captação do som ambiente que vai se acumulando e modificando com a soma dos dias.

Assim, microfones colocados em diferentes partes da instalação vão gravando o som ambiente da jornada, e o material é divulgado no dia seguinte por alto-falantes colados às paredes do átrio.

A gravação de cada novo dia se sobrepõe ao anterior, criando um som único e diferente. Por sua vez, as primeiras gravações vão ficando em segundo plano, convertendo-se em murmúrio.

"A estrutura de 'Sum of Days' interrompe os limites definidos do espaço arquitetônico, permitindo uma experiência de imersão total, que deixa em suspense os parâmetros habituais de referência espacial conhecidos pelos visitantes", explicam os organizadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento