Topo

Busto etrusco no Louvre revela a própria anatomia

31/08/2011 18h05

Paris, 31 Ago 2011 (AFP) -O Louvre conta com um novo pensionário, a partir desta quarta-feira: um busto etrusco raro de uma pessoa jovem, vestida com uma toga, tendo no ventre uma surpreendente incisão anatômica, que deixa à mostra os órgãos internos do corpo.

A estatueta em terracota, mais para o alaranjado, seria uma imagem votiva, ofertada para pedir uma cura ou agradecer a uma divindade pelo restabelecimento da saúde.

Datando dos séculos II ou III a.C. ote busto foi comprado antecipadamente pelo museu (preempção) no dia 26 de junho passado, durante um leilão no castelo de Cheverny (Loir-et-Cher).

O Louvre pagou 249.000 euros (com os gastos incluídos) pela peça "excepcional, ao mesmo tempo por sua história e seu interesse arqueológico", informou nesta quarta-feira à AFP Jean-Luc Martinez, diretor do Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do museu.

Segundo as informações transmitidas pelo antigo proprietário, o médico francês Pierre Decouflé, que adquiriu a peça em 1960 e falou dela pela primeira vez num artigo, provinha do sítio de Canino, no território da grande cidade etrusca de Vulci, ao norte de Roma.

O busto é excepcional, principalmente por seu tamanho (68 cm), revelou Martinez. A abertura no nível do abdômen mostra a anatomia masculina da clavícula até a próstata. São identificáveis o coração, os pulmões, os intestinos, o baço, um rim e a vesícula.

Segundo "a tese de Decouflé, os etruscos praticavam a dissecção e conheciam bem a anatomia".

Martinez, que pediu preferência para a aquisição disse que "a peça não tem apenas um interesse estético, porque envolve questões sobre a civilização, a religião".

A imagem votiva pode ser vista a partir desta quarta-feira nas salas etruscas do museu.