Entretenimento

Busto etrusco revela sua anatomia no Museu do Louvre

31/08/2011 23h10

PARIS, França, 31 Ago 2011 (AFP) -O Museu do Louvre, em Paris, exibe a partir desta quarta-feira um curioso busto etrusco de um jovem homem com uma incisão no ventre que revela diversos órgãos do corpo.

O busto de cerâmica, de 68 cm, tem uma incisão no nível do abdome que mostra o conjunto da anatomia masculina, da clavícula à próstata. Também é possível identificar pulmões, intestinos, baço, rim e vesícula.

A obra, criada entre os séculos III e II a.C, foi adquirida pelo Louvre em um leilão no castelo de Cheverny, em junho passado, e ao que parece pertencia a um santuário onde o culto tinha dimensão terapêutica.

O museu pagou 249 mil euros pela peça, "excepcional por sua história e seu interesse arqueológico", disse à AFP Jean-Luc Martinez, diretor do departamento de antiguidades gregas, etruscas e romanas do Louvre.

Segundo o antigo proprietário, o médico francês Pierre Decouflé, a peça foi encontrada em Canino, na região da cidade etrusca de Vulci, ao norte de Roma.

"A tese de Decouflé é que os etruscos dissecavam seus mortos e conheciam bem a anatomia", destacou Martinez.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo