Topo

Avalanche de novos livros e reedições para o décimo aniversário do 11/09

29/08/2011 15h42

NUEVA YORK, EUA, 28 Ago 2011 (AFP) -O décimo aniversário dos atentados do 11 de setembro vem sendo objeto de inúmeras publicações, com novos livros que interpretam as consequências do fatídico dia e reedições especiais de obras como "11 de setembro" de Noam Chomsky.

Um dos mais recentes lançamentos é "After the Fall: New Yorkers Remember September 11 and the Years that Followed" (Depois da queda: os nova-iorquinos recordam o 11 de setembro e os anos que se seguiram, numa tradução livre), que fala sobre as mudanças de Nova York depois dos atentados.

A obra compila entrevistas com centenas de pessoas de diferentes bairros da cidade realizadas pelo Departamento de História Oral da Universidade de Colúmbia.

"After the Fall" apresenta, assim, "uma seleção de fascinantes depoimentos, com histórias pungentes e esclarecedoras contadas por um grande número de nova-iorquinos", diz a editora The New Press, na introdução do livro.

"O resultado é uma sequência cronológica excepcional dos fatos ocorridos na cidade e suas mudanças depois do 11 de setembro", acrescenta.

Outro lançamento é "The Eleventh Day: The Full Story of 9/11 and Osama bin Laden" (O décimo-primeiro dia: a história completa do 11 de setembro e Osama bin Laden), de Anthony Summers e Robbyn Swan Drawing, que a Ballantine Books promove como "obra essencial" sobre os atentados.

"Com acesso a milhares de documentos oficiais publicados recentemente, novas entrevistas e a perspectiva de uma década de investigação e reflexão, Anthony Summers e Robbyn Swan apresentam uma visão panorâmica e autorizada do 11 de setembro", comenta a editora.

Entre as publicações, há espaço também para a ficção, por exemplo, com o romance "The Submission", de Amy Waldman, uma ex-jornalista do New York Times que imaginou o que teria acontecido se um júri encarregado de selecionar o projeto para o memorial do Marco Zero tivesse escolhido um projeto de um arquiteto americano de religião muçulmana.

Também estão saindo pelo menos dois livros de homenagem às vítimas, entre eles "9/11: The World Speaks" (11 de setembro: o Mundo fala, numa tradução literal), que inclui mais de 200.000 mensagens de pessoas de outros países que estiveram no Tribute WTC Visitor Center, que abriu em 2006, em frente ao local onde estavam as Torres Gêmeas.

"The Legacy Letters: Messages of Life and Hope from 9/11 Family Members" (As cartas do legado: mensagens de vida e esperança de familiares do 11 de setembro) compila as homenagens das pessoas aos que perderam a vida nos atentados.

O décimo aniversário dos ataques contra as Torres Gêmeas e o Pentágono serve também para a reedição de obras consideradas fundamentais para tentar compreender o 11 de setembro e a guerra contra o terrorismo que se seguiu, ao longo de dez anos.

Um desses livros é "11 de setembro", de Noam Chomsky, publicado originalmente um mês depois dos ataques e no qual o ativista e intelectual americano retrata o que, no seu entender, esteve na raiz dos atentados, apresentando um olhar crítico da política externa dos Estados Unidos.

Outro é "The 9/11 Commission Report" (O Relatório da Comissão do 11 de Sptembro), lançado pela Comissão Nacional americana de Ataques Terroristas em 2004 e que, em seu momento, fez parte da lista de best-sellers do New York Times.

A nova edição inclui um epílogo do diretor da Comissão, analisando as recomendações apresentadas naquele momento pelo grupo de especialistas.