Topo

Finais de Campeonato Mundial de Tango reúne fãs de dança em Buenos Aires

Casal dança em Festival de Tango na Argentina (16/8/2011) - AP Photo/Victor R. Caivano
Casal dança em Festival de Tango na Argentina (16/8/2011) Imagem: AP Photo/Victor R. Caivano

22/08/2011 19h06

BUENOS AIRES (AFP) - O campeonato mundial de tango começou esta segunda-feira, enquanto centenas de pessoas enfrentaram o frio em um dia de inverno para conseguir ingressos gratuitos para assistir às semifinais e à final da disputa, transformada em um clássico de Buenos Aires.

Quatrocentos e noventa casais do mundo inteiro participam da edição deste ano da competição de dança que, como costuma acontecer, é dividida em duas categorias: Tango de Salão, o estilo tradicional dançado nas 'milongas' e o chamado Tango de Palco, mais acrobático.

A disputa começou às 14H00 (horário local e de Brasília), com as rodadas preliminares no Centro Municipal de Exposições, no bairro da Recoleta, na capital argentina.

As semifinais e finais das duas categorias do Campeonato Mundial serão disputadas no estádio Luna Park em 29 e 30 de agosto.

Centenas de pessoas suportaram o frio do inverno nesta segunda-feira, feriado na Argentina, e fizeram fila durante horas para conseguir os ingressos para as etapas classificatórias, celebradas na sede do governo da cidade de Buenos Aires, a alguns metros da Praça de Maio.

Para amenizar a espera, montou-se uma 'milonga' (baile), na qual bailarinos profissionais e amadores se misturavam em uma pista improvisada em plena avenida de Maio, fechada ao trânsito por algumas horas.

A Orquestra Típica do Rio da Prata, com o músico uruguaio Rubén Rada, o bailarino Juan Carlos Cope, o músico Jairo, o quarteto de Pablo Agri e a companhia de dança Tangokinesis, serão as atrações principais das rodadas finais.

Na edição de 2010, a competição atraiu 350.000 pessoas, segundo a organização, a cargo do governo da capital argentina.