Parque temático de "Star Trek" na Jordânia vai custar US$ 1,5 bi
AMÃ, Jordânia, 14 Ago 2011 (AFP) -Um parque temático dedicado a "Star Trek" será inaugurado em 2014 na Jordânia, onde mora um dos maiores fãs da famosa série de ficção científica americana, o rei Abdullah II em pessoa, que chegou, inclusive, a fazer uma ponta num dos episódios do seriado nascido no final dos anos 1960.
Três anos antes de chegar ao trono, o príncipe Abdullah, então com 34 anos, grande admirador de ficção científica, obteve um pequeno papel no episódio "Investigations", da série "Star Trek Voyager", a terceira originada da saga criada por Gene Roddenberry, em 1966.
Ele aparece vestido com uma roupa futurista preta, com listras verdes nos ombros, ao lado de Harry S. L. Kim, o comandante de operações da nave estelar "USS Voyager". Na cena, Kim volta-se para Abdullah dizendo um "até logo", e o futuro rei deixa o local.
Quinze anos mais tarde, uma companhia jordaniana, a Rubicon Group Holding (RGH), anunciou o lançamento de "The Red Sea Astrarium" (TRSA), um parque temático de cerca de 75 hectares.
O local, que deverá abrir as portas na primavera de 2014, se inspira na "rica história da região onde vivia a célebre civilização dos nabateus, seguida pelos babilônios e romanos", com um "Centro Star Trek" para dar "uma perspectiva futurista do século XXIII".
O custo é estimado em US$ 1,5 bilhão, segundo o grupo Rubicon, que prefere não divulgar detalhes sobre as parceiros financeiros.
O gestor de fundos do rei Abdullah II para o desenvolvimento (KAFD) foi convocado para participar do financiamento do projeto, mas ainda nada foi decidido.
"Ainda não tomamos uma decisão formal. Estamos na fase de avaliação, com o projeto ainda em estudos pelo Conselho de Administração", declarou à AFP Tarek Awad, diretor do KADF.
Foi escolhida para acolher o parque a cidade portuária de Aqaba, às margens do Mar Vermelho, a 350 km ao sul de Amã.
Limítrofe com a cidade israelense de Eilat, com o Egito e a Arábia Saudita, Aqaba é um dos locais turísticos de destaque da Jordânia, com acesso fácil à cidade de Petra (a 100 km de distância), fundada pelos nabateus, e do célebre deserto de Wadi Rum (50 km).
O grupo RGH vai conceber este "Centro Star Trek" - que deve oferecer uma "perspectiva futurista, além de uma variedade de experiências multissensoriais e uma aventura incomparável" - em parceria com as companhias americanas CBS Consumer Products e Paramount Recreation.
Será o único parque temático de Star Trek no mundo, depois que foi fechado o de Las Vegas, após 10 anos de existência.
A companhia jordaniana, que possui filiais nos Estados Unidos, nas Filipinas e em Dubai, é especializada, principalmente, em filmes de animação e na criação de video games.
O parque terá quatro hotéis, e vai gerar 500 empregos, além de "servir de modelo para uma geração de energia verde com um pavilhão (...) consagrado a fontes de energia alternativa", segundo o grupo RGH.
Além disso, o projeto representará uma "etapa importante no desenvolvimento do turismo na Jordânia", segundo o construtor, que espera que o Astrarium do Mar Vermelho se transforme em "destinação familiar para 350 milhões de visitantes do Oriente Médio e amantes de sensações fortes, de todos os locais do mundo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.