Topo

Exercícios físicos diários e menos televisão para viver mais tempo (estudo)

15/08/2011 14h38

PARIS, 15 Ago 2011 (AFP) -Fazer exercícios 15 minutos por dia aumenta a expectativa de vida em três anos, enquanto assistir televisão por seis horas diárias pode, ao contrário, reduzir a expectativa de vida em cinco anos, segundo dois estudos publicados terça-feira.

Os riscos de uma vida sedentária não são novidade, mas esses dois recentes estudos realizados em Taiwan e na Austrália com voluntários e publicados por duas revistas de medicina britânica, The Lancet e o British Journal of Sports Medicine, detalham os riscos.

Em Taiwan, 400.000 voluntários foram colocados sob vigilância médica completa nos grupos "pouco ou nada ativos", "mais ou menos ativos", "ativos" e "muito ativos".

As equipes do Instituto Nacional de pesquisas médicas de Taiwan e da Universidade Nacional dos Esportes de Taiwan, após a observação, compararam as pessoas que praticavam exercícios com aquelas que se abstinham completamente.

Resultado: as pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos 15 minutos por dia reduzem o risco de morte em geral em 14% e de desenvolver algum câncer 10%, e aumentam em média a expectativa de vida em três anos. Esses benefícios valem tanto para homens quanto para mulheres de todas as idades, bem como para pessoas que possuem riscos de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, as pessoas que não praticam exercícios físicos têm seu risco de morte aumentado em 17%, comparado aos grupos que praticam exercícios.

Um outro estudo foi realizado paralelamente na Universidade de Queensland na Austrália utilizando doações recolhidas entre 1999-2000 junto a 11.000 adultos a partir de 25 anos.