Americana rica deixa 500 mil dólares para um museu de porcelana gaulês
NANCY, França, 11 Ago 2011 (AFP) -Uma rica americana, apaixonada pela porcelana de Longwy (Meurthe-et-Moselle, leste da França) legou à cidade 500.000 dólares (350.000 euros), para serem aplicados no museu dedicado a esta arte.
"É um milagre", exclamou entusiasmado à AFP o prefeito de Longwy, Edouard Jacque, que recebeu há alguns dias a carta do tabelião americano Vincent C. Travagliato, expedida de Nova York, anunciando a inesperada doação.
O legado aparece no testamento de Marie-France Dougherty-Manners, descendente de uma família da região de Alsácia (leste da França) e falecida em 12 de junho passado, aos 64 anos.
A única condição imposta é que o museu dedique a ela uma placa.
Dougherty-Manners passou a juventude em Herserange, perto de Longwy, onde se encantou com as famosas porcelanas, "principalmente as mais antigas, fabricadas a partir do século XVIII", contou o prefeito.
A doação permitirá à cidade trasladar seu atual museu de porcelana, "mal colocado e velho", segundo o prefeito, para a antiga sede do Banco da França, situada perto da histórica fábrica de louças, fundada em 1798.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.