Jihadistas tentam aproveitar onda de violência em Londres, diz agência
WASHINGTON, 10 Ago 2011 (AFP) -Vários fóruns de Internet nos quais se chama à guerra santa (jihad) incitam seus partidários a aproveitar a onda de violência urbana na Grã-Bretanha em favor de sua causa, segundo a agência de inteligência americana SITE.
Algumas dessas mensagens eletrônicas incitam os insurgentes britânicos a continuar sua ação por meio das redes sociais com o objetivo de que surja na Grã-Bretanha um movimento de protesto semelhante ao que pode ser observado atualmente em vários países árabes, diz a SITE, que vigia os sites islâmicos.
Uma mensagem publicada na quarta-feira no site Shumukh al-Islam aconselha os jihadistas a se "infiltrar nos fóruns britânicos, Facebook e Twitter" com slogans tais como "Todos somos Mark Duggan", em referência ao taxista morto pela polícia de Londres, um episódio que disparou os distúrbios na Grã-Bretanha.
"O que acontece atualmente em Londres representa uma chance para os mujahedines (combatentes islâmicos) de se mobilizar e modificar o estado de coisas facilmente", escreve Abu al-Harith al-Qandahari, segundo a tradução da SITE.
"Os mujahedines devem começar a recrutar, têm uma chance preciosa de fazê-lo, e devem se preparar já para isso, posto que a polícia britânica vai tentar rapidamente controlar a revolta", completa.
Várias mensagens publicadas em fóruns jihadistas chamam aqueles que falam inglês a divulgar slogans hostis ao governo britânico nas redes sociais, particularmente nos sites dos clubes de futebol mais populares, como o Manchester United e o Arsenal, sempre segundo a SITE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.