Entretenimento

Jihadistas tentam aproveitar onda de violência em Londres, diz agência

10/08/2011 19h55

WASHINGTON, 10 Ago 2011 (AFP) -Vários fóruns de Internet nos quais se chama à guerra santa (jihad) incitam seus partidários a aproveitar a onda de violência urbana na Grã-Bretanha em favor de sua causa, segundo a agência de inteligência americana SITE.

Algumas dessas mensagens eletrônicas incitam os insurgentes britânicos a continuar sua ação por meio das redes sociais com o objetivo de que surja na Grã-Bretanha um movimento de protesto semelhante ao que pode ser observado atualmente em vários países árabes, diz a SITE, que vigia os sites islâmicos.

Uma mensagem publicada na quarta-feira no site Shumukh al-Islam aconselha os jihadistas a se "infiltrar nos fóruns britânicos, Facebook e Twitter" com slogans tais como "Todos somos Mark Duggan", em referência ao taxista morto pela polícia de Londres, um episódio que disparou os distúrbios na Grã-Bretanha.

"O que acontece atualmente em Londres representa uma chance para os mujahedines (combatentes islâmicos) de se mobilizar e modificar o estado de coisas facilmente", escreve Abu al-Harith al-Qandahari, segundo a tradução da SITE.

"Os mujahedines devem começar a recrutar, têm uma chance preciosa de fazê-lo, e devem se preparar já para isso, posto que a polícia britânica vai tentar rapidamente controlar a revolta", completa.

Várias mensagens publicadas em fóruns jihadistas chamam aqueles que falam inglês a divulgar slogans hostis ao governo britânico nas redes sociais, particularmente nos sites dos clubes de futebol mais populares, como o Manchester United e o Arsenal, sempre segundo a SITE.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo