Topo

Mulher rouba US$ 1 milhão da casa museu de Mark Twain

O escritor norte-americano Samuel Longhorne Clemens, mais conhecido por seu pseudônimo Mark Twain (1835-1910) - AP
O escritor norte-americano Samuel Longhorne Clemens, mais conhecido por seu pseudônimo Mark Twain (1835-1910) Imagem: AP

05/08/2011 18h03

NOVA YORK, 5 Ago 2011 (AFP) -Uma mulher admitiu ter roubado um milhão de dólares da casa museu do escritor americano Mark Twain, que em tom de brincadeira costumava dizer que a delinquência era uma forma de aprender sobre valores.

Donna Gregor, de 58 anos, declarou-se culpada em Bridgeport, Connecticut (nordeste), de fraude e apresentação de uma declaração de impostos falsa como parte de uma farsa para desfalcar a Casa e Museu de Mark Twain, disseram promotores federais.

Gregor, funcionária de longa data do museu dedicado ao famoso escritor do século XIX, autor de livros como "As aventuras de Huckleberry Finn", desviou o dinheiro de seu empregador, fraudando contas e ficando com um dinheiro ao qual não tinha direito.

A mulher usou a quantia roubada em "consertos no lar, entradas de teatro, saídas para jantar, pagamentos de hipotecas, pagamentos de cartões de crédito e pagamentos de um automóvel", detalhou o gabinete do promotor de Connecticut.

Gregor pode ser condenada a um máximo de 23 anos de prisão e a uma multa de até 2 milhões de dólares.

Twain, que viveu em sua casa em Hartford, Connecticut, de 1874 a 1891, poderia ver a situação com bom humor.

Entre muitas de suas máximas cômicas sobre crime e dinheiro, o escritor disse, certa vez: "ao cometer um delito se aprendem os verdadeiros valores. Cometa todos os delitos, familiarize-se com todos os pecados, faça rodízio entre eles (há apenas uns 2.000 ou 3.000), apegue-se a eles, cometa dois ou três a cada dia e pouco a pouco estará impermeabilizado contra eles".