Entretenimento

A capital búlgara descobre seu alter ego romano

05/08/2011 15h43

SOFIA, Bulgária, 5 Ago 2011 (AFP) -Escavações arqueológicas, relançadas pela construção do metrô no centro de Sofia, estão revelando, progressivamente, a cidade romana de Ulpia Serdica, sob a capital búlgara.

Esses trabalhos vêm avançando há um ano, paralelamente ao projeto de uma nova linha do metrô, fazendo aparecer vestígios bem preservados de ruas pavimentadas, prédios e banhos públicos datando do século IV, e até ruínas de uma basílica cristã.

"Chegamos a cavar com a mão, para chegar a camadas arqueológicas com profundidade de 5 a 6 metros", declarou à AFP o arqueólogo Mario Ivanov.

"O complexo subterrâneo é muito belo, e vai se tornar uma atração turística maior", afirmou. Sua abertura ao público está prevista para o outono de 2012.

As escavações atuais ampliam, sensivelmente, o sítio romano que se pode observar há algumas décadas na passagem subterrânea, entre as sedes do governo e da presidência. Uma igreja - com seu domo de vidro parcialmente coberto - está localizada bem abaixo do próprio pátio do palácio presidencial.

O projeto é financiado com recursos europeus, avaliados em 8 milhões de euros.

A rua principal da cidade romana, em pedras quadradas, cruza o subterrâneo do bulevar. Perto daí estão os vestígios de uma mansão de alguém importante, dotada de um pátio interno e banhos.

"Supomos que a casa, tão bem situada, teria pertencido ao arcebispo Leontius d'Ulpia Serdica, hipótese apoiada por dois selos encontrados em seu interior... Mas não aparece nenhuma inscrição visível para confirmar", explica Ivanov.

Outra joia: os banhos públicos sobre um solo revestido de estuque rosado, e que eram aquecidos por uma tubulação de cerâmica, decorados por mosaicos em forma de rosácea. Esses estabelecimentos eram pagos e acessíveis aos mais ricos.

Num outro local, os arqueólogos escavaram mais profundamente e descobriram ruínas de um prédio em tijolos datando de meados do século II. Vigas de uma casa de madeira ainda mais antiga, construída no século I foram preservadas, graças à umidade do solo.

Também foram descobertas 2500 peças de moedas muito antigas, junto com outras de tempos mais recentes, ao lado de objetos de cerâmica.

Antiga cidade trácia chamada Serdica, a atual capital da Bulgária foi conquistada pelos romanos no século I a.C., e recebeu, então, o nome de Ulpia Serdica. A cidade foi destruída pelos hunos no século 5 d.C.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo