Topo

Fotógrafo da AFP é premiado pela SIP por retratar revolta no Equador

04/08/2011 19h56

MIAMI, 4 Ago 2011 (AFP) -A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) concedeu seu Prêmio Excelência Jornalística 2011, na categoria Fotografia, ao repórter gráfico da agência AFP Rodrigo Buendía, pelas imagens registradas durante o levante policial contra o presidente do Equador, Rafael Correa, em 2010.

Buendía, fotógrafo da AFP no escritório de Quito, "foi selecionado ganhador do Prêmio Excelência Jornalística 2011, na Categoria Fotografia, pelas impactantes fotos da revolta policial de 30 de septembro de 2010 contra o presidente do Equador, Rafael Correa", informou a SIP, em um comunicado publicado em Miami.

Ao fundamentar sua decisão, a Comissão de Prêmios "ponderou o dramatismo das imagens e as habilidades do fotógrafo para captar o instante - com risco para sua integridade física - que depois fará história", acrescentou a SIP.

O levante dos policiais contra o presidente equatoriano causou fatos violentos que deixaram 10 mortos e centenas de feridos.

O prêmio na categoria fotográfica é patrocinado por The Washington Post Company e pelo jornal ABC Color, do Paraguai, e atribui 2.000 dólares e um diploma, que serão entregues em uma cerimônia na 67ª Assembleia Geral da SIP em Lima, Peru, entre 14 e 18 de outubro.

Este ano, o Grande Prêmio SIP de Liberdade de Imprensa foi concedido a Robert Cox por sua longa trajetória como jornalista e "sua coragem na defesa da liberdade de imprensa e de expressão".

Cox (1933) é um jornalista de origem britânica que "demostrou, durante seu trabalho, à frente do Buenos Aires Herald, denunciando, sob risco de vida, os crimes da ditadura militar" na Argentina (1976-1983), informou a SIP.