Topo

"Guerra dos códigos" substitui a Guerra Fria, diz ex-agente da CIA

03/08/2011 20h44

LAS VEGAS, EUA, 3 Ago 2011 (AFP) -Uma "guerra de códigos virtuais" substituiu a Guerra Fria com consequências potencialmente devastadoras, alertou nesta quarta-feira um especialista americano na luta contra o terrorismo, Cofer Black, ex-agente da CIA.

"Tivemos a Guerra Fria, a guerra contra o terrorismo... agora temos a guerra dos códigos", disse Black durante uma palestra na grande feira de segurança virtual, Black Hat, em Las Vegas (Nevada, oeste dos Estados Unidos).

"O passo natural a ser seguido pela Al-Qaeda será voltar suas atividades para a agilidade que o mundo virtual proporciona", disse o especialista, que passou 28 anos na CIA.

Black considera que a gigantesca e audaciosa operação de ciberespionagem revelada nesta quarta-feira pela firma de segurança virtual McAfee, que já afetou mais de 70 organizações e governos, incluindo a ONU e grupos americanos de defesa, é um aviso do que está por vir.

Segundo ele, é preciso identificar quem se encontra por trás desse tipo de ataque, num momento em que Estados Unidos e outros países têm considerado a possibilidade de realizar represálias militares por esse tipo de ataques virtuais.