Topo

Exposição fotográfica e livro marcam a abertura do centenário de Cantinflas

Casal aguarda em frente a praça com imagens de cenas do ator Cantinflas (25/7/2011) - EFE/Shenka Gutiérrez
Casal aguarda em frente a praça com imagens de cenas do ator Cantinflas (25/7/2011) Imagem: EFE/Shenka Gutiérrez

02/08/2011 20h01

MÉXICO, México, 2 Ago 2011 (AFP) -A celebração no México do centenário de nascimento do artista Mario Moreno, o 'Cantinflas', começou nesta semana com a apresentação de um livro comemorativo e mostra de cartazes de filmes e fotos de seus melhores momentos no cinema.

O livro "Mario Moreno 'Cantinflas': o ator, o toureiro, o empresário, o homem", foi apresentado na noite de segunda-feira no palácio de Belas Artes pela fundação que recebeu o nome do cômico, considerado o Charles Chaplin da América Latina, e contemplado com o Globo de Ouro de melhor ator em 1957, por seu papel em "A Volta ao Mundo em 80 dias".

"Ao contrário de seu personagem, Mario era um profissional muito sério", disse à imprensa o ator Javier Cordero, que participou com ele do filme "A volar joven", de 1947.

Outras homenagens estão previstas nestas duas primeiras semanas de agosto para comemorar a data de aniversário de Moreno, entre elas, a divulgação de uma seleção de seus mais de 50 filmes, a serem apresentados no canal estatal de televisão e na Cinemateca Nacional, asssim como uma conferência sobre sua influência no desenvolvimento da comédia e do cinema latino-americano.

O artista nasceu na Cidade do México em 12 de agosto de 1911 e faleceu em abril de 1993, vítima de um câncer de pulmão.

Sua popularidade foi tamanha que a Real Academia Espanhola da Língua adotou, inclusive, o uso do verbo 'cantinflear'.