Topo

Filmes de Brasil, Argentina e Chile participarão do Festival de Veneza

28/07/2011 12h12

Roma, 28 Jul 2011 (AFP) -Três filmes latino-americanos de cineastas do Brasil, da Argentina e do Chile irão competir na prestigiada sessão "Horizontes" da 68ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que será realizada de 31 de agosto a 10 de setembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em Roma pelos organizadores do evento.

"Nunca tivemos tamanha presença latino-americana em uma sessão que apresenta as novas tendências do cinema mundial", reconheceu o próprio diretor do Festival, Marco Muller, ao apresentar à imprensa o programa do evento.

O filme "Giramundo", dos brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, ao lado de "Nocturnos" do cineasta, escritor e dramaturgo argentino Edgardo Cozarinsky e de "Verano", do chileno José Luis Torres Leiva, participarão da sessão paralela, considerada uma das mais experimentais e inovadoras.

Foram selecionados ainda o documentário mexicano-tailandês "Lung Neaw visits his neighbours", de Rirkrit Tiravanija, e o curta argentino-escandinavo "Accidentes gloriosos", do argentino Mauro Andrizzi e do dinamarquês Marcus Lindeen.

"Infelizmente não temos filmes latino-americanos na seleção oficial do festival, mas esta presença na sessão 'Horizontes' demonstra a grande vitalidade do cinema da região", ressaltou Muller.

Um total de 24 longas, 27 curtas e quatro mostras especiais foram programados para a sessão "Horizontes", entre eles "Sal", do ator norte-americano James Franco, que traça um retrato da vida e morte de Sal Mineo, jovem ator que atuou com James Dean em "Juventude Transviada"; e "I'm Carolyn Parker: the Good, the Mad and the Beautiful", do consagrado Jonathan Demme.

Todos os filmes escolhidos para a seleção oficial do Festival de Veneza serão estreias mundiais, que incluem longas dirigidos por George Clooney, Madonna, Al Pacino, Roman Polanski, David Cronenberg e Abel Ferrara, entre outros.