Topo

Renovado, Teatro russo Bolshoi reabre para o público em outubro

Fachada restaurada do teatro Bolshoi, em Moscou, Rússia (29/04/2010) - Alexander Nemenov/AFP
Fachada restaurada do teatro Bolshoi, em Moscou, Rússia (29/04/2010) Imagem: Alexander Nemenov/AFP

26/07/2011 18h33

MOSCOU, Rússia, 26 Jul 2011 (AFP) - O célebre teatro russo Bolshoi, que teve o corpo de baile obrigado a se apresentar fora de sua sala desde 2005, devido a gigantescos trabalhos de reforma, vai reabrir as portas no dia 28 de outubro, informou o diretor da instituição, Anatoli Iksanov.

"Abriremos a nova temporada com um concerto, a ser transmitido ao vivo num telão instalado na praça em frente e dirigido a 600 salas na Europa", declarou Iksanov, durante entrevista à imprensa, em Moscou.

A ópera de Mikha¯l Ivanovich Glinka, "Ruslan and Ludmila", dirigida por Dmitri Tcherniakov, conhecido pela modernização das apresentações, será o primeiro grande espetáculo do Bolshoi, com estreia no dia 2 de novembro.

O drama Ruslan and Ludmila é baseado num poema do escritor Alexander Pushkin, publicado em 1820 e considerado um verdadeiro contos de fadas épico, consistindo em seis "cantos" e no epílogo. Conta a história do sequestro de Ludmila, a filha do Príncipe Vladimir de Kiev por um feiticeiro malvado e seu resgate pelo bravo cavaleiro Ruslan. Será seguido, no dia 18 de novembro, do famoso balé de Piotr Tcha¯kovski "A Bela Adormecida", com cenário de Iuri Grigorovitch.

Estão, também, no programa, um concerto da orquestra do teatro La Scala de Milão dirigido pelo maestro Daniel Barenbo¯m, e outras apresentações de balé. Construído em Moscou, em 1820, o Bolshoi foi gravemente destruído por um incêndio, tendo sido inteiramente reconstruído em 1856.

Em 2005, foi fechado para reformas, com trabalhos visando, em particular, restabelecer a acústica inicial do prédio, deteriorada pela construção do metrô nos anos 1930, que encheu de cimento o subsolo da grande sala.

"O cimento foi retirado e substituído por madeira. A acústica de 1856 foi restabelecida", informou Iksanov. A reabertura do Bolshoi, prevista inicialmente para setembro de 2008, foi adiada muitas vezes.