Topo

Noruega: vídeo do Youtube é atribuído a autor do atentado

23/07/2011 20h12

OSLO, 24 Jul 2011 (AFP) -Um vídeo que contém violentas proclamações contra o islã, o marxismo e o multiculturalismo e que os meios noruegueses atribuíram ao autor dos atentados de sexta-feira em Oslo foi publicado no portal de internet Youtube na sexta-feira e retirado em seguida pelo próprio portal.

Interrogada pela AFP, a polícia da capital norueguesa não realizou comentário algum sobre esta informação.

No vídeo, de 12 minutos, que alterna homenagens às cruzadas da Idade Média, textos anticomunistas e violentos ataques contra o Islã, o suspeito do atentado perpetrado na sexta-feira, Anders Behring Breiving, aparece em três fotografias diferentes, em uma delas posando com um fuzil de assalto.

O vídeo, que é basicamente um conjunto de imagens fixas, descreve o islã como "a principal ideologia genocida".

"Antes de iniciarmos nossa Cruzada, devemos cumprir com nossa obrigação e dizimar o marxismo cultural", diz o vídeo publicado por um usuário chamado "BerwickAndrew".

O vídeo está dividido em quatro capítulos "O auge do marxismo cultural", "A colonização islâmica", "A esperança" e "A renovação".

Segundo o jornal norueguês Dagbladet, este vídeo resume um "manifesto" de 1.500 páginas escrito por Anders Behring Breiving.

Os atentados de Oslo, que causaram ao menos 92 mortes, tiveram como alvo os símbolos da esquerda: a sede do governo de centro-esquerda norueguês e um acampamento de jovens do Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Jens Stoltenberg.

O vídeo foi retirado posteriormente do popular portal Youtube "porque não respeita as condições de utilização", constataram jornalistas da AFP.