Topo

Estudo aponta menos cigarros no cinema e menos jovens fumantes

14/07/2011 14h06

WASHINGTON, 14 Jul 2011 (AFP) -O número de filmes americanos que mostram atores acendendo cigarros diminuiu drasticamente entre 2005 e 2010 e isso pode ter contribuído para o declínio do número de fumantes adolescentes nos Estados Unidos, aponta um estudo divulgado nesta quinta-feira.

A maioria dos filmes (55%) que foram sucesso de bilheteria nos EUA em 2010 não tinha cenas com fumantes, uma tendência comparada a apenas um terço dos filmes campeões de bilheteria em 2005, indica o estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

No mesmo período de seis anos, o número de "ocorrências de tabaco", como são chamados os eventos em que de alguma maneira há a presença do cigarro, caiu 56% nos filmes mais assistidos, mas ainda há quase 2 mil cenas em que o ator fuma um cigarro ou dá a entender implicitamente, fora da tela, aponta o estudo.

"A proporção de filmes sem ocorrências de tabaco em 2010 foi a mais alta observada em duas décadas", indica a publicação semanal do (CDC) 'Morbidity and Mortality Weekly Report'.

"A queda da presença do cigarro nas telas pode ter contribuído para a diminuição de fumantes entre os alunos das escolas de ensino fundamental e ensino médio", informa.

Um estudo publicado no ano passado pela CDC observou que a porcentagem de alunos do ensino fundamental nos Estados Unidos que fumam cigarros caiu de 11% para 5% entre 2000 e 2009 e entre aqueles que experimentaram caiu de quase 30% para 15%.

O uso de outros produtos de tabaco, como charutos, cachimbos e tabaco de mascar, também diminuiu entre os adolescentes de 11 a 14 anos.

Entre os estudantes do ensino médio, o fumo também diminuiu, mas de forma um pouco menos acentuada, apontou o estudo de 2010.

Em 2009, 17% dos alunos do ensino médio fumavam cigarros e três em cada dez já tinham experimentado. Em 2000, a proporção dos fumantes era de 28% e quase quatro em cada dez alunos já tinham experimentado.

Uma análise de quatro pesquisas relacionadas ao tema apontou que 44% dos adolescentes que começaram a fumar foram influenciados por produtos de tabaco vistos no cinema, afirma o CDC no estudo divulgado nesta quinta-feira. "A maior parte das pessoas começa a fumar ou a usar produtos de tabaco quando ainda são adolescentes", acrescenta o CDC.