Topo

EUA: McCain pede criação de comissão para segurança na internet

13/07/2011 17h40

WASHINGTON, EUA, 13 Jul 2011 (AFP) -O senador republicano John McCain escreveu nesta quarta-feira aos líderes do Senado americano para pedir a criação de uma comissão temporária dedicada à segurança na internet e aos vazamentos de informações.

Segundo McCain, que já tinha feito esse pedido, essa comissão é "necessária para desenvolver uma legislação completa no setor da cibersegurança e responder de forma adequada aos riscos internos que representaram o envio de milhares de documentos ao site Wikileaks.

O senador denunciou o excesso de comissões parlamentares e as diversas entidades da administração que atualmente reivindicam sua aptidão para enfrentar os assuntos de cibersegurança.

O pedido do senador surge depois que a organização internacional de ciberativistas "Anonymous" publicou nesta semana uma lista de e-mails e senhas que afirma ter "pirateado" da rede da Booz Allen Hamilton, uma empresa que assessora o Departamento de Defesa americano.

"Anonymous" é considerada uma "ameaça" pela Otan por conta dos riscos de invasão ou bloqueio informático que em algumas ocasiões afetou as redes da Aliança Atlântica.