A Legião de honra para Liza Minnelli
PARIS, França, 11 Jul 2011 (AFP) -Considerada a "sacerdotiza do music-hall e a encarnação contemporânea do talento polivalente à americana" pelo ministro francês da Cultura, a cantora Liza Minnelli recebeu nesta segunda-feira, em Paris, a medalha da Legião de honra.
"Willkommen, bienvenue, welcome !", exclamou o ministro Frédéric Mitterrand, visivelmente encantado, retomando a célebre fórmula de acolhida do mestre de cerimônia de "Cabaret", o filme mítico de Bob Fosse (1972) que rendeu a Liza Minnelli o Oscar de melhor atriz.
"Basta ouvir seu vibrato pleno de calor para perceber, também, o ruído surdo da Nova York que não dorme. Basta surpreender uma inclinação de seu olhar e é a Broadway em suas letras de ouro que cintila", destacou Frédéric Mitterrand, na presença de amigos franceses da estrela, entre eles Line Renaud e Michou.
O ministro da Cultura louvou, também, o compromisso de Liza Minnelli com grandes causas humanitárias, entre elas a luta contra a Aids : "o hino à vida e à liberdade, presente em cada uma de suas canções, contribuiu certamente para transformá-la em ícone de todas as comunidades, em especial da comunidade gay", disse Frédéric Mitterrand.
Com a voz alquebrada pela emoção, a filha de Judy Garland e do cineasta Vincente Minnelli afirmou, tanto em francês quanto em inglês, que "era uma imensa felicidade fazer parte da França, este país de sonho".
"Quando era criança, meu pai me ninava com as seguintes palavras: +um dia, aprenderá a dançar, usará um lindo vestido e viverá na França+ (...) O sonho realizou-se. Quero agradecer a todos terem preocupado comigo, partilhado comigo deste jogo de tênis que é a vida", acrescentou Liza Minnelli, dedicando o momento a "(seu) amigo Charles Aznavour".
Liza Minnelli, que comemorou 65 anos, em março, a publicou recentemente um novo álbum "Confessions", Confissões, numa tradução literal, e se apresenta à noite em Paris, como parte de uma turnê internacional que começou na Royal Opera de Londres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.