Entretenimento

Cantor argentino Facundo Cabral assassinado a tiros na Guatemala

09/07/2011 16h27

Guatemala, 9 Jul 2011 (AFP) -O cantor argentino Facundo Cabral foi assassinado a tiros neste sábado na capital da Guatemala, onde se apresentou esta semana, informou seu agente, que não soube informar por ora os motivos do crime.

Cabral, 74 anos, dirigia-se pela manhã ao aeroporto internacional da capital para viajar à Nicarágua, quando o veículo em que estava foi alvo de uma emboscada no Boulevard Liberación, por homens armados com fuzis de assalto, informou a polícia.

O artista, que teve fama internacional como poeta do movimento de protesto dos anos 1970, recebeu vários tiros e morreu no local. O assassinato, condenado por vários presidentes latino-americanos, foi realizado no dia em que a Argentina comemora sua declaração de Independência.

"Estávamos indo ao aeroporto para (viajar à) Nicarágua. Não sei nada mais, e não sei o que aconteceu, mas é de lamentar e é aterrador", disse seu representante, David Llanos, que conduzia o veículo e saiu ileso. Cabral ocupava o assento ao lado do motorista.

O veículo branco no qual Cabral morreu ficou na avenida que liga ao aeroporto e mostrava diversos sinais de bala. A região foi isolada pela polícia, o que não impediu que centenas de pessoas se reunissem no local erguendo cartazes que pediam "paz".

Um comunicado do governo reconheceu que no momento "não são conhecidas as razões do ocorrido (...) e não se descarta que o automóvel tenha sido alto de assalto ou de um ataque direto".

"Não sei por que razão porque Facundo é um homem conhecido em todo o mundo e acho que ninguém teria interesse em matá-lo", declarou David Llanos aos jornalistas no local do crime.

O presidente de Guatemala, Álvaro Colom, se declarou consternado com o crime, segundo um texto da secretaria de Comunicação Social da Presidência.

O embaixador dos Estados Unidos, Stephen McFarlan, ofereceu ajuda para esclarecer o crime, que foi condenado pelos presidentes de Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Equador, Rafel Correa.

A Guatemala tem uma das maiores taxas de homicídios da América Latina, com 18 mortes por dia, e a insegurança é o maior problema de seus habitantes.

Cabral nasceu em 22 de maio de 1937 na cidade argentina de La Plata, sul de Buenos Aires, e, além de cantor, era conhecido por suas composições e produções musicais.

Suas canções foram gravadas em vários idiomas e ele cantou junto com artistas como o americano Neil Diamond, o espanhol Julio Iglesias e o mexicano Pedro Vargas.

Era conhecido por um estilo que misturava a crua ironia com reflexões sobre a vida, o amor e paz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo