Topo

Ex-assessor de imprensa de Cameron e jornalista ficam em liberdade condicional

08/07/2011 16h49

LONDRES, Reino Unido, 8 Jul 2011 (AFP) -O ex-assessor de imprensa do primeiro-ministro britânico David Cameron, Andy Coulson, e o jornalista especializado em realeza, Clive Goodman, foram postos em liberdade condicional nesta sexta-feira, horas depois de detidos pelo escândalo de grampos telefônicos do News of the World, anunciou a Scotland Yard, em breve comunicado.

As equipes de televisão local mostravam Coulson deixando uma delegacia do sul de Londres, por volta das 19H30 locais (18H30 GMT).

Coulson, ex-redator-chefe do tabloide de propriedade de Rupert Murdoch, de 2003 a 2007, disse aos jornalistas que o aguardavam: "há muitas coisas que gostaria de dizer, mas não posso, agora".

Segundo a polícia, Coulson, de 43 anos, deverá apresentar-se novamente, no mês de outubro, à mesma delegacia onde foi detido, como suspeito de "conspirar para interceptar comunicações" e por "corrupção".

Em meio ao escândalo, Coulson teve que se demitir em janeiro do cargo de assessor de comunicação de Cameron, depois de meses de pressão sobre os grampos feitos pelo tabloide.

Em 2007, foi obrigado a se afastar, também da chefia de redação do News of the World, depois que Clive Goodman, o então especialista em temas de realeza, e um detetive contratado foram condenados à prisão.

Segundo uma nova investigação sobre o caso, as vítimas presumíveis dos grampos telefônios podem chegar a 4.000.