Topo

Quadro do italiano Francesco Guardi é vendido por 43 milhões de dólares

Imagem da obra "Venecia, vista del Puente de Rialto, mirando al norte, desde la Fondamenta del Carbon" de Francesco Guardi - EFE/Sotheby"s
Imagem da obra "Venecia, vista del Puente de Rialto, mirando al norte, desde la Fondamenta del Carbon" de Francesco Guardi Imagem: EFE/Sotheby's

06/07/2011 20h23

LONDRES, 6 Jul 2011 (AFP) - Uma das obras mais importantes de Francesco Guardi (1712-1793) bateu nesta quarta-feira em Londres o recorde mundial em um leilão para uma vista de Veneza e para um quadro do pintor italiano, ao ser vendido por 26,69 milhões de libras (42,8 milhões de dólares), anunciou a casa Sotheby's.

"Vista da Ponte de Rialto", quadro avaliado inicialmente em no máximo 25 milhões de libras, foi adquirido por um comprador anônimo por telefone, no final de uma dura disputa entre dois candidatos.

A obra, uma das únicas feita em grande escala pelo artista, executada no fim dos anos 1760, estabeleceu o preço mais alto para uma obra de arte em um leilão até agora este ano.

Francesco Guardi foi um dos últimos representantes da clássica escola de pintura veneziana, e um dos rivais mais significativos de Giovanni Antonio Canal, mais conhecido como Canaletto, na última etapa de sua vida, apesar de em sua obra dar mais importância à atmosfera do que à topografia.

"As obras monumentais do artista raramente vão a leilão, e o preço estabelecido esta noite fixa um novo ponto de referência, não apenas para este artista importante, mas também para os quadros de vistas venezianas", disse Alex Bell, presidente da Divisão de Velhos Mestres da casa Sotheby's.

No total, o leilão arrecadou um total de 47,64 milhões de libras (76,49 milhões de dólares).