Topo

Noel Gallagher lança álbum solo e diz lamentar fim do Oasis

06/07/2011 19h15

LONDRES, 6 Jul 2011 (AFP) -O ex-guitarrista e compositor do Oasis Noel Gallagher lançou sua carreira solo nesta quarta-feira com o anúncio de que já tem dois álbuns prontos - e admitiu lamentar o fim explosivo do grupo de rock britânico.

Dois anos depois de sair do Oasis após brigas constantes com seu irmão Liam, vocalista do grupo, ele anunciou que sua banda Noel Gallagher's High Flying Birds lançará disco homônimo em 17 de outubro.

O álbum de 10 faixas foi gravado em Londres e Los Angeles nos últimos 18 meses. A banda sairá em turnê após o lançamento, com o primeiro show previsto para Dublin, afirmou Noel em uma coletiva em Londres.

"Não é muito 'guitar hero'", disse, sugerindo que seria diferente de seu trabalho anterior com o Oasis, que ficou popular como parte do movimento musical 'britpop' nos anos 1990 e vendeu 50 milhões de discos no mundo todo.

Mas o músico de 44 anos garantiu aos fãs que algumas das faixas bebem da fonte do pop de guitarras do Oasis, inspirado nos Beatles, afirmando: "as pessoas que são fãs do meu trabalho ouvirão ecos do Oasis [nesse álbum]".

O segundo disco, uma colaboração ainda sem título com o duo psicodélico Amorphous Androgynous, será um trabalho bem menos 'mainstream', disse Noel.

"Foi o mais longe que cheguei, vamos dizer assim", completou, despertando risadas entre os jornalistas. A previsão é de que esse trabalho seja lançado em 2012.

Liam, 38 anos, continuou sua carreira com a banda Beady Eye, composta pelos ex-integrantes do Oasis. A banda lançou um álbum este ano chamado "Different Gear, Still Speeding".

Sem até agora ter feito declarações sobre os momentos finais do Oasis em agosto de 2009, Noel Gallagher quebrou o silêncio nesta quarta-feira para descrever a última briga entre os irmãos que integravam uma das bandas mais bem sucedidas da Inglaterra.

As discussões começaram antes de a banda subir no palco em um festival perto de Paris, depois de Liam dizer que gostaria de fazer propaganda de sua grife de roupas na banda sem pagar, o que teria irritado Noel.

Segundo Noel, Liam então entrou no camarim e jogou um violão contra ele, "como se fosse um machado". "Ele quase acertou meu rosto", disse o guitarrista.

Quando um organizador do festival anunciou que faltavam cinco minutos para a banda entrar no palco, Noel saiu, forçando o cancelamento do show e encerrando a carreira do Oasis.

"Lamento realmente, porque nós tínhamos apenas dois shows para fazer", disse nesta quarta-feira.

"Se pudesse voltar no tempo, teria feito esses shows."

A banda poderia ter tido algum tempo separada para se acalmar e então discutir seus problemas, disse, acrescentando: "talvez nunca tivéssemos nos separado".

Formada em 1991 em Manchester, nordeste da Inglaterra, o Oasis lançou seu álbum de estreia "Definitely Maybe" em 1994. Seus hits incluem "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger".