Entretenimento

Machu Picchu, a mítica cidade construída pelo inca Pachacútec

06/07/2011 17h15

MACHU PICCHU, Peru, 6 Jul 2011 (AFP) -O santuário arqueológico de Machu Picchu, construído pelo imperador inca Pachacútec no século XV e revelado ao mundo pelo explorador americano Hiram Bingham, no dia 24 de julho de 1911, celebrará os cem anos de seu descobrimento na quinta-feira.

- Localização: encontra-se a 112 km da cidade de Cusco, no distrito de Machu Picchu, província de Urubamba, departamento de Cusco (1.100 km à sudeste de Lima).

- Altura: 2.400 metros sobre nível do mar.

- Descrição da cidade: é uma superfície edificada, toda em pedra, tem 530 metros de largura por 200 de comprimento, com uma zona de terras agrícolas e outra de habitações, com 172 edifícios no total. Está dentro do Parque Aequeológico de Machu Picchu, que tem 32.500 hectares, ou 325 km2.

- Clima: Tropical, chuvoso durante todos os meses de verão (novembro a março), ensolarado entre maio e setembro, as temperaturas máximas alcançam os 29 graus centígrados, enquanto que as mínimas chegam a 6 graus à noite.

- Construção: feita pelo imperador inca Pachacútec no século XV, sendo que os historiadores se dividem si sobre se a construção era um centro religioso ou um centro de descanso para os nobres incas.

- Descobrimento ao mundo: Hiram Bingham chegou ao local no dia 24 de julho de 1911, liderando uma expedição científica.

- Acesso: 2 horas de ônibus desde a cidade de Cuzco até Ollantaytambo e 2 horas de trem desde Ollantaytambo a Machu Picchu, num total de 130 km. Também é possível chegar a pé pelo Caminnho Inca, quatro dias desde o km 82 da linha férrea Cuzco-Aguas Calientes.

- Ingresso de Turistas: 1.800 diariamente (em 2010 ingressaram 700.000 turistas segundo cifras oficiais), pagando 20 dólares por entrada.

- Flora e Fauna: O caminho Inca oferece mais de 400 espécies de orquídeas, begônias, árvores e arbustos. Entre os animais estão o galo das rochas e o urso-de-óculos, em risco de extinção.

- Patrimônio da Humanidade: Machu Picchu foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983 e foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela fundação New7Wonders em 7 de julho de 2007.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo