Entretenimento

AI pede proteção para a jornalista mexicana Lydia Cacho

05/07/2011 18h41

México, 5 Jul 2011 (AFP) -A Anistia Internacional (AI) pediu, nesta terça-feira, ao governo mexicano que garanta a segurança da jornalista Lydia Cacho, devido às ameaças de morte recebidas por ela, no México e na Espanha.

A mexicana foi ameaçada duas vezes a meados de junho. A primeira delas, num e-mail enviado à Fundação Lydia Cacho em Madri, que apoia vítimas da corrupção, e a segunda, através de um telefonema, no México.

As duas mensagens a advertiam para "manter a boca fechada, para não ser morta", anunciou a AI em comunicado, no qual pede à população que exija do governo mexicano proteção urgente para ela.

"Teme-se seriamente por sua segurança", alertou a AI, acrescentando que já foram apresentadas denúncias no México e na Espanha.

A AI também recorda o grave clima de insegurança em que trabalham os jornalistas no México, considerado o país da América mais perigoso para a imprensa, com pelo menos 70 profissionais assassinados desde 2000.

Cacho, de 48 anos e também fundadora de um abrigo para mulheres ameaçadas em Cancún (leste do México), foi detida irregularmente, permanecendo presa durante 24 horas, em dezembro de 2006, em represália a seu livro 'Los demonios del Edén'. Nele, denunciou uma rede de pornografia infantil no famoso balneário, com a participação de empresários, que contariam com a proteção de políticos.

A repórter, ganhadora - entre outros - do Prêmio Mundial UNESCO-Guillermo Cano da Liberdade de Imprensa, foi vítima, desde então, de múltiplas ameaças.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo