Topo

Islamitas libertados em troca de jornalistas franceses (talibãs)

30/06/2011 12h12

KANDAHAR, Afeganistão, 30 Jun 2011 (AFP) -Prisioneiros talibãs foram libertados em troca dos jornalistas franceses Hervé Ghesquière e Stéphane Taponier, anunciaram nesta quinta-feira em um comunicado os rebeldes talibãs, sem indicar o número.

Os dois franceses ganharam sua liberdade na quarta-feira no distrito de Kapisa, a nordeste da capital Cabul, após 18 meses em poder de um grupo de insurgentes talibãs.

"Para permitir a libertação dos dois jornalistas franceses capturados há quase 18 meses pelos combatentes do Emirado Islâmico do Afeganistão (EIA, comando talibã) na província de Kapisa, o EIA tinha estabelecido suas condições às autoridades francesas", explica neste comunicado um porta-voz dos rebeldes, Zabihullah Mujahid.

Após diversas negociações, "a França finalmente foi levada a aceitar as condições do EIA e a consentir a libertação de alguns de seus comandantes mujahedines em troca da libertação dos jornalistas", indica.

"Com a benção de Deus, os comandantes mujahedines foram libertados, e os prisioneiros (jornalistas) também", acrescenta.

"Em matéria de troca de prisioneiros, a libertação desses mujahedines é um grande sucesso, e felicitamos todos os mujahedines, principalmente os de Kapisa e aqueles que foram libertados, e rezamos para Alá pela libertação em bom estado de saúde de todos os nossos combatentes que ainda estão nas mãos do inimigo", conclui o porta-voz dos talibãs.