Topo

Balé de Cuba apresentará no Brasil obra inspirada nas Cataratas do Iguaçu

29/06/2011 17h07

HAVANA, 29 Jun 2011 (AFP) - O Ballet Nacional de Cuba (BNC), dirigido por Alicia Alonso, apresentará em julho no Brasil "A lenda da água grande", obra inspirada em uma famosa fábula guarani sobre a origem das Cataratas do Iguaçu, informou a companhia nesta quarta-feira.

A peça, que a BNC estreou em Havana em 2010, será apresentada em 19 de julho no Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, e depois no Castro Alves, de Salvador, e na Arena Anhembi, em São Paulo, afirmou a nota da companhia, divulgada em Havana.

Produzida com o patrocínio da Cooperativa Cultural Brasileira, a obra narra os amores do guerreiro Tarobá e da bela Naipi, destinada a ser sacrificada pelo Boi, monstro da mitologia guarani que, furioso por ter perdido a jovem, quebra uma rocha gigantesca, da qual as cataratas teriam brotado.

Localizada em plena floresta tropical na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu são patrimônio mundial da Unesco desde 1984.

Alonso, que apesar de estar quase cega e ter problemas para caminhar, continua dirigindo o BNC, fundado em 1948, e receberá em agosto uma homenagem especial do Teatro Bolshoi de Moscou, com o qual dançou pela primeira vez em 1958, por sua contribuição à dança clássica, segundo informou o BNC nesta quarta-feira.

A lenda cubana da dança, de 90 anos, acaba de retornar de uma viagem pelos Estados Unidos, a primeira que realizou junto com sua companhia em oito anos.