Topo

Imagem de Mickey com vestimenta islâmica deixa magnata egípcio em apuros

27/06/2011 14h31

CAIRO, 27 Jun 2011 (AFP) -Por ter postado em sua conta no Twitter uma imagem de Mickey e Minnie vestindo roupas tradicionais islâmicas, o magnata das telecomunicações egípcio Naguib Sawiris enfrenta uma tempestade de protestos na internet e na justiça.

Vários advogados apresentaram queixas por "insulto ao Islã" contra o empresário, segundo uma fonte judicial, enquanto foram feitos apelos nas redes sociais Facebook e Twitter para que as pessoas boicotem a companhia de telefonia móvel, Mobinil, que pertence ao empresário.

Sawiris é um cristão copta que já manifesta ambições políticas depois da queda do presidente Hosni Mubarak. Ele postou em sua conta no Twitter uma imagem do camundongo Mickey vestido com uma djellaba e ostentando uma longa barba, ao lado de Minnie, que veste um niqab (véu que cobre todo o corpo).

O magnata voltou atrás depois no Twitter: "Peço desculpas a todas as pessoas que não consideraram isso uma brincadeira. Achei apenas que fosse uma imagem engraçada, sem ser desrespeitoso! Assef (lamento)!!".

No site de micro-blog Twitter alguns consideram que a história "fugiu do controle", mas outros não aceitaram as desculpas de Naguib Sawiris.

"Há uma diferença entre expressar sua opinião/liberdade de expressão e faltar com o respeito", escreveu uma internauta.

Alguns consideram que o momento para a divulgação das imagens foi inapropriado, já que o Egito enfrenta uma retomada das tensões entre muçulmanos e a minoria cristã.

A imagem dos dois personagens de Walt Disney vestidos como islâmicos começou a circular há algumas semanas em uma mensagem de e-mail que se espalhou como um rastro de pólvora, com a menção "este é o futuro do Egito", refletindo os temores frente ao avanço crescente de grupos islamitas depois da revolta popular que derrubou Mubarak no início do ano.