Topo

Argentina celebra escritor Ernesto Sábato nos 100 anos de seu nascimento

O escritor argentino Ernesto Sábato, em foto de 2004 - AFP
O escritor argentino Ernesto Sábato, em foto de 2004 Imagem: AFP

24/06/2011 13h38

BUENOS AIRES, Argentina, 24 Jun 2011 (AFP) - O início das obras de uma Casa-Museu, um concurso fotográfico e uma árvore plantada fazem parte de uma série de homenagens ao escritor argentino Ernesto Sábato, falecido em 30 de abril passado, e que teria feito 100 anos nesta sexta-feira.

Sábato, vencedor do Prêmio Cervantes de Literatura e um dos maiores autores argentinos do século 20, morreu aos 99 anos em sua residência de Santos Lugares, na província de Buenos Aires, em 30 de abril passado.

Segundo companheira de 30 anos e colaboradora, Elvira Gonzáles Fraga, o escritor há três anos sofria com várias doenças inerentes à idade.

Prêmio Cervantes de Literatura em 1984, Sábato escreveu obras fundamentais da literatura argentina como "O Túnel", "Sobre Heróis e Tumbas" e "Abbadón, o exterminador".

A última homenagem oficial ao escritor foi feita pelo falecido ex-presidente Néstor Kirchner e pela então senadora Cristina Fernández de Kirchner, quando financiaram a criação de um museu e uma Casa de Cultura em homenagem a Sábato.

Nascido em 24 de junho de 1911 na cidade de Rojas, Sábato foi o penúltimo de 11 filhos e seus biógrafos acreditam que parte de sua atormentada personalidade foi consequência do fato de ter sido batizado com o nome do irmão imediatamente mais velho, morto pouco tempo antes.

Em 1984, presidiu um seleto conjunto de personalidades na Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Conadep), que publicou o famoso 'Nunca mais', com relatos e depoimentos das vítimas e sobreviventes da ditadura (1976/83).