Topo

Ai Weiwei: "Estou feliz de estar livre"

O artista chinês Ai Weiwei, 53, foi libertado nesta quarta-feira (22) mediante pagamento de fiança, após aproximadamente onze semanas de prisão - Ng Han Guan/AP
O artista chinês Ai Weiwei, 53, foi libertado nesta quarta-feira (22) mediante pagamento de fiança, após aproximadamente onze semanas de prisão Imagem: Ng Han Guan/AP

23/06/2011 00h40

PEQUIM, 23 Jun 2011 -O artista dissidente chinês Ai Weiwei declarou nesta quinta-feira à AFP que está "feliz por estar livre", mas que não pode dar informações à imprensa sobre as condições de sua libertação, na noite de quarta, ao final de dois meses e meio de prisão.

"Estou bem. Estou muito feliz de estar livre e de estar de volta à minha família", declarou por telefone o artista, cuja detenção, no início de abril, provocou uma onda de indignação nos países ocidentais.

Ai Weiwei, 54 anos, disse em uma rápida conversa que está "em liberdade sob fiança, então não posso dar qualquer informação. Não posso conceder qualquer entrevista".

As autoridades chinesas alegaram que era culpado de evasão fiscal massiva, o que suscitou temores de que Ai seria condenado a uma longa pena de prisão.

"A polícia de Pequim disse que Ai Weiwei foi libertado após pagamento de fiança devido ao seu bom comportamento, (porque) confessou seus crimes e também em razão de uma doença crônica", anunciou a agência oficial Nova China. O dissidente é diabético.

"Essa decisão leva em conta o fato de Ai ter dito de forma reiterada que estava disposto a pagar os impostos" que deve ao fisco chinês, acrescentou a agência.