Topo

Autorretrato de Van Gogh seria o irmão do artista, dizem especialistas

Pintura feita por Vincent van Gogh, anteriormente conhecida como "Autorretrato", que mostra seu irmão Theo (21/06/2011) - EFE
Pintura feita por Vincent van Gogh, anteriormente conhecida como "Autorretrato", que mostra seu irmão Theo (21/06/2011) Imagem: EFE

22/06/2011 06h19

Haia - O famoso "Autorretrato" de Vincent Van Gogh seria na realidade um retrato do irmão do artista, Theo, afirmam especialistas do Museu Van Gogh de Amsterdã, em um estido de 600 páginas.

"Segundo uma opinião corrente, Vincent van Gogh nunca pintou o irmão Theo, de quem dependia", afirma um comunicado divulgado na terça-feira pelo Museu Van Gogh.

Mas Louis van Tilborgh, um dos principais especialistas do museu, acredita que a obra, pintada em 1887 e que apresenta um homem com um chapéu de cor clara e um casaco azul marinho, era na realidade Theo, cinco anos mais jovem que o artista.

"Esta conclusão é baseada em várias diferenças manifestas entre os dois irmãos", afirma o comunicado do museu, que destaca os traços diferentes, como a nitidez da barba e a curva da orelha, "traços que Vicent não tinha".

"A forma e a cor da barba de Theo, mais ocre que ruiva, também é uma indicação, assim como a cor dos olhos e o modo de se vestir", completa a nota.

"O retrato corresponde às fotografias de Theo", declarou Louis Van Tilborgh à agência holandesa ANP.

Theo Van Gogh morreu seis meses depois do suicídio do irmão, em julho de 1890, em um campo de trigo francês perto de Paris, aos 37 anos.

Os resultados da pesquisa foram reunidos em um catálogo de 600 páginas elaborado por Van Tilborgh e outros três especialistas do museu, que abriga a maior coleção de obras de Van Gogh.