Entretenimento

Retratos de musas de Picasso são leiloados por US$ 68 milhões em Londres

21/06/2011 19h50

LONDRES, 21 Jun 2011 (AFP) -Três retratos pintados por Pablo Picasso de três de suas musas totalizaram 42 milhões de libras (67,9 milhões de dólares) em um leilão organizado nesta terça-feira pela casa Christie's em Londres, onde a obra mais bem avaliada, "Nymphéas" de Claude Monet, não foi vendida.

No total, o leilão noturno de arte impressionista e moderna totalizou 140 milhões de libras (227 milhões de dólares), comissões inclusas, dentro da margem prevista pelos organizadores, anunciou a Christie's.

O preço mais alto foi alcançado por "Femme assise, robe bleue" (1939), no qual Picasso (1881-1973) retrata Dora Maar, sua amante e musa durante a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial, que foi vendida por 17,96 milhões de libras (28,95 milhões de dólares), mais que o dobro do estimado inicialmente, que era de 8 milhões de libras.

A segunda maior venda foi de "Jeune fille endormie" (1935), que representa sua predecessora, a jovem Marie-Thérèse Walter, dormindo encostada sobre seus braços, pela qual um comprador anônimo pagou 13,48 milhões de libras (21,73 milhões de dólares), acima do preço estimado de 12 milhões de libras.

A arrecadação desta colorida obra de um dos períodos mais procurados do artista malaguês, que não tinha sido vista em público desde que foi exposta em Nova York em 1941, será destinada às pesquisas médicas da Universidade de Sidney, condição que impôr um colecionador americano quando a doou a um centro educativo australiano no ano passado.

"Estamos felizes por ter encontrado um preço alto pelo Picasso da Universidade de Sidney, especialmente sabendo que os fundos arrecadados beneficiarão uma boa causa", disse Giovanna Bertazzoni, diretora de arte impressionista e moderna na Christie's.

Por último, "Buste de Françoise" (1946), na qual o artista malaguês pinta a mãe de dois de seus filhos, Françoise Gilot, mudou de mãos por 10,68 milhões de libras (17,28 milhões de dólares), acima do preço esperado.

Por outro lado, um quadro monumental da série "Nymphéas", de Claude Monet (1840-1926), pintado entre 1916 e 1919 e avaliado em até 24 milhões de libras (34,6 milhões de dólares) "não encontrou comprador", segundo a Christie's.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo