Topo

Moda masculina em Milão: dos dândis dos anos 30 aos gladiadores modernos

19/06/2011 14h18

MILÁN, Itália, 19 Jun 2011 (AFP) -A sofisticação de Bottega Veneta, a suave loucura de Vivienne Westwood e a figura de dândi de Salvatore Ferragamo marcaram o segundo dia dos desfiles de prêt-à-porter masculino para a primavera-verão de 2012.

A coleção de Bottega Veneta, o "Hermès italiano", é considerad bastante vaporosa. Uma vez mais o estilista Tomas Maier propõe uma silhueta impecável e refinada com cores cálidas e discretas: café, chocolate, azul turmalina, índigo.

As pantalonas são cônicas, e os ombros, estreitos. As camisas e jaquetas são abotoadas até o pescoço: "a figura é bem definida e toda coberta", explica Tomas Maier.

A sensualidade está muito presente, no entanto, sobretudo através de uma série de conjuntos, em couro. A extravagância se apodera dos tcjidos, invadidos por superposições e acabamentos quase étnicos. Para a noite, cores audazes e fortes (azul ou verde).

As camisas nas cores cáqui e bege, de inspiração militar, são consideradas ideais para um passeio pelo deserto em lombo de camelo.

Salvatore Ferragamo nos leva a um universo sofisticado de um ateliê de artista dos anos 30: com os cabelos penteados para trás, o sedutor dândi se esconde atrás de óculos de sol do tipo clássico ou sob um imaculado chapéu panamá. O ponto alto é o casaco saariano e a pantalona larga.

No estilo falsamente relaxado, os suéteres colados ao corpo exaltam a sensualidade, combinando-se com algodões e linhos crus. A paleta vai do bege ao marfim, passando pelo creme, mas não foi esquecido o verde e o azul marinho.

Nos pés, a sandália aberta atrás, com uma correia de couro para os dias de calor.

A britânica Vivienne Westwood decidiu dedicar seu desfile aos atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem, fazendo subir à passarela gladiadores dos tempos modernos. A camiseta traz a inspiração dos jarros gregos, com figuras de atletas e sombras chinesas, outra aparece cheia de falsas medalhas.