Topo

Manifestação em defesa do idioma francês, em Paris

18/06/2011 15h18

PARIS, França, 18 Jun 2011 (AFP) -Centenas de pessoas participaram, neste sábado, de uma passeata em Paris, em defesa da língua francesa, atendendo à convocação de 30 associações culturais e linguísticas que denunciam sua perda de influência no mundo diplomático e empresarial.

Atrás de uma faixa com os dizeres "Ma patrie, c'est la langue française", Minha pátria é a língua francesa, uma citação do escritor nascido na Argélia sob a colonização, Albert Camus, o cortejo deixou a praça do Panthéon, em direção ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, onde os participantes entregam uma carta à ministra Valérie Pécresse, acusada de "desprezar a língua francesa".

Ao longo do trajeto, os manifestantes -- 400 segundo a polícia, e 1.200, segundo os organizadores -- levavam cartazes com a frase "acabam com nossa língua, acabam com nossos empregos".

Os oradores denunciaram a influência cada vez maior do inglês nas relações diplomáticas e comerciais.

"Estamos aqui para defender nossa identidade: aquele que menospreza a própria língua se menospreza a si próprio", afirmou o deputado do partido governista no poder, UMP, Jacques Myard.

"A língua francesa está em risco, a nação está em perigo", acrescentou Nicolas Dupont-Aignan, presidente de um pequeno partido de direita, lamentando a atitude de alguns políticos que se expressam em inglês durante reuniões internacionais.